Palestras marcam abertura do calendário escolar 2016 em Siderópolis

17 fev

Siderópolis (17/2/2016) – O calendário escolar 2016 de Siderópolis foi aberto oficialmente na manhã dessa quarta-feira, 17, com palestras sobre a autoridade de professor e também sobre o mosquito aedes aegypti, apresentadas aos educadores das redes pública e particular, no Siderópolis Clube, no centro da cidade. O prefeito Hélio Cesa Alemão abriu o evento e destacou o compromisso do Governo Municipal com a educação de qualidade aos estudantes e a formação continuada aos professores. 

“Tenho muito orgulho dos nossos professores e sei que o conhecimento repassado aos estudantes é fruto de muito esforço e dedicação. Apesar das dificuldades que estamos enfrentando, a educação sempre será nossa prioridade”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito, Roni Remor e do vereador Romildo Soares. 

Convidado para palestrar sobre “Autoridade de Professor”, o reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), professor Gildo Volpato, falou sobre as transformações provocadas pelo conhecimento e as responsabilidades de quem escolhe ser professor. “Ser professor é uma escolha e nesse momento já iniciam a autoridade e a responsabilidade. O conhecimento só é transformador se vier acompanhado de ações”, destacou o reitor, acrescentando que “mesmo com a falta de disciplina e respeito na sociedade atual, é necessário dar possibilidades de escolha, mas também limites de tempo, de espaço e de critérios”.  Ainda segundo o professor Gildo Volpato, um docente deve ter domínio de conhecimento, didática/metodologia de ensino, e atitudes e posturas pessoais. 

Com informações didáticas sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya e exemplos de como trabalhar o assunto em sala de aula, o biólogo da Gerência Regional de Saúde, Tiago Moreti, solicitou o envolvimento de todos para evitar a proliferação do mosquito na cidade, alertando para os riscos de uma infestação na região. “A participação dos professores e consequentemente dos estudantes é fundamental para acabar com os locais com água parada e que são possíveis criadouros. O mosquito já está em nossa região e todos devem trabalhar para impedir sua proliferação”, enfatizou o biólogo. 

As aulas na rede pública municipal de Siderópolis iniciarão na próxima segunda-feira, dia 22. Os Centros de Educação Infantil Rosália Pierini Salvaro, da Vila São Jorge e Olírio Cesa, do bairro Dona Sebastiana, já estão funcionando desde o início de fevereiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: