Siderópolis faz mutirão para combater mosquito transmissor da dengue e zika vírus

11 fev

Siderópolis (11/2/2016) – Nessa sexta-feira, 12, o bairro Vila São Jorge, em Siderópolis, será o primeiro a receber um mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chicungunya e zika vírus. A operação, coordenada pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, começa às 9 horas e se estende durante todo o dia nas ruas compreendidas entre a igreja católica do bairro e a empresa Reluz. O mutirão irá recolher objetos e entulhos que possam acumular água e também distribuir adesivos destacando a residência que está livre de locais que possam servir de criadouro.

“Escolhemos o bairro porque é a principal entrada da cidade e o único local onde foi encontrado foco do mosquito em 2015”, destacou Jaqueline Elias, agente de endemia da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, o mutirão deverá ser repetido em outras localidades e as agentes de saúde também serão treinadas para fazer a verificação. “Vamos visitar as casas, olhar todos os pontos e ver a possibilidade de colocação do selo. A visita será repetida mensalmente e o selo vai ou não permanecer de acordo com a consciência e atitude dos moradores, afinal, todos devem estar unidos nesse combate”, concluiu a agente. 

O mutirão faz parte de uma série de estratégias definidas pelo governo de Siderópolis para tentar evitar que o mosquito circule no município e transmita doenças. “As ações já estão surtindo efeito positivo e podem ser suficientes para evitar a proliferação do mosquito, mas é extremamente necessário que todos os setores façam sua parte, desde as autoridades constituídas até a população em geral”, enfatizou o biólogo da Regional de Saúde de Criciúma, Tiago Moretti, que esteve em Siderópolis passando informações sobre os mosquitos, as doenças, ciclo de vida, proliferação e combate, além de todos os detalhes sobre as consequências e locais do estado e da região onde foram encontrados focos. O biólogo estará novamente na cidade no próximo dia 17 para treinamento de todos os professores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: