Encontro marca o encerramento das atividades de mais um Grupo de Controle ao Tabagismo

9 dez

Além de uma roda de conversas, a reunião também contou com a entrega de certificados aos participantes que conseguiram parar de fumar

Na terça-feira (8), foi realizado o encerramento das atividades de mais um Grupo de Controle ao Tabagismo de Siderópolis. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Saúde e contou com orientações, depoimentos e trocas de experiências. Durante a reunião, os participantes que conseguiram abandonar o cigarro também receberam um certificado de honra ao mérito pela dedicação e esforço na luta contra o fumo. 

Organizado pelo Governo Municipal, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), o programa tem como objetivo proporcionar uma melhora na qualidade de vida da população, contribuindo no processo de parar de fumar. Esse foi o segundo grupo desenvolvido neste ano, composto por nove encontros, realizados uma vez por semana. Para auxiliar no controle do tabagismo, os participantes contaram com o apoio de uma equipe multiprofissional, composta por educador físico, nutricionista, assistente social, psicóloga, farmacêutica, fisioterapeuta e uma clínico-geral.

De acordo com os participantes, o incentivo por parte dos colegas e da equipe multiprofissional foi fundamental para o abandono do tabagismo. “Eu já entrei no grupo com vontade de largar o cigarro. Mas se não fosse por vocês, eu acho que não teria parado de fumar. Não é fácil. Tem que ter coragem e força para isso, pois tem que ser forte quando bate a vontade”, destacou o senhor Alcides Daleffe, de 67 anos, exemplificando o sentimento do grupo.

Segundo a assistente social e coordenadora do programa, Maria das Graças Venhold Losso, a média de recuperação do grupo ficou acima da média nacional, que é de 25%. “Dos 21 participantes inscritos, conseguimos recuperar sete, o que corresponde a aproximadamente 30%. Isso é muito importante para nós, pois, com isso, é possível diminuir os riscos de doenças ou de mortes relacionadas ao tabagismo”, destacou.

Além dos participantes que conseguiram vencer a nicotina, há outros números que também mostram o resultado positivo do grupo. De acordo com um levantamento feito durante o encontro, no início o grupo consumia aproximadamente 250 cigarros convencionais. Atualmente, esse número caiu para 24. Já quanto aos cigarros de palha – também conhecidos como “palheiros” – eram consumidos nove e agora ninguém mais os consome. 

Anúncios

Uma resposta to “Encontro marca o encerramento das atividades de mais um Grupo de Controle ao Tabagismo”

  1. Jose fevereiro 3, 2016 às 11:21 am #

    Olha esse site é legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: