Siderópolis faz seminário final sobre Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

3 dez

Siderópolis (3/12/2015) – A avaliação final com a apresentação dos trabalhos e a troca de experiência sobre as atividades desenvolvidas em 2015, nortearam o Seminário Final sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado na tarde dessa quinta-feira, 3, em Siderópolis. Com a participação de educadores do 1º ao 3º ano e alguns professores da educação infantil, o programa foi desenvolvido no segundo semestre desse ano e trabalhou currículo e interdisciplinaridade.

“Já estamos com o PNAIC em Siderópolis há três anos e é possível visualizar melhores índices de alfabetização”, destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e orientadora de estudos do PNAIC na cidade, Adiles Lima. Para ela “a diferença do trabalho é a superação dos métodos tradicionais de alfabetização, o que facilita a transmissão do conhecimento e ajuda o aluno a assimilar o conteúdo”.  

Para o desenvolvimento das atividades do PNAIC a orientadora de estudos recebe capacitação que é retransmitida aos educadores. Depois de fazer o planejamento, as ações são colocadas em prática e devem obedecer uma sequencia didática com o tema escolhido pelos próprios professores. Durante o seminário os trabalhos foram expostos e as atividades socializadas.

O PNAIC – O PNAIC é um compromisso assumido entre os Governos Federal, Estadual e Municipal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Ao aderir ao Pacto, é firmada a alfabetização de todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática e a realização de avaliações anuais para medir o aprendizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: