Projeto Brasil Africano ensina a cultura negra aos alunos de Siderópolis

26 nov

As apresentações iniciaram nesta quarta-feira (25) e continuam na sexta-feira (27)  

Durante esta quarta-feira (25), os estudantes das escolas municipais e estaduais de Siderópolis puderam conhecer melhor a história e as tradições da cultura afro-brasileira. O projeto “Brasil Africano”, desenvolvido pela arte-educadora Giselle Marques, foi apresentado aos alunos em três sessões, trabalhando o tema através da dança, da música e do teatro. A peça intitulada “Muriquinho” foi voltada à educação infantil até o 5º ano do ensino regular. Através de uma linguagem fácil e descontraída, Giselle narrou aos pequenos a trajetória dos negros desde a África até o Quilombo dos Palmares.

De acordo com a arte-educadora, o projeto auxilia na valorização da imagem da etnia negra, enaltecendo características próprias dessa cultura. “O objetivo dessa peça é fazer com que as crianças conheçam um pouco da história do Brasil, de forma que valorizem também a história do negro, que, na maioria das vezes, inicia-se erroneamente com a escravidão”, explicou.

“Essa apresentação serve como um reforço aos assuntos que já são trabalhados em sala de aula, contribuindo para a conscientização sobre as diferenças, para a valorização da cultura negra e para diminuir e combater preconceitos”, destacou a secretária de Educação, Rosângela Rossa de Souza.

Nesta sexta-feira (27) será realizada mais uma apresentação no município, voltada aos estudantes da rede estadual de educação. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: