Carta aberta a população de Treviso

27 mar

É com muita indignação que nós Trabalhadores em Educação do E.E.B. UDO DEEKE, da rede pública de Santa Catarina, viemos por meio desta carta aberta, denunciar e repudiar os “abusos de poder” cometidos pelos políticos da tríplice aliança (PSDB, PMDB e PSD), em nosso município.

Ações estas que vem na contramão da democracia e dos encaminhamentos tomados pelo professores, com o apoio dos pais e alunos desta comunidade escolar. Trazendo um enorme prejuízo para o bom desenvolvimento das atividades escolares. Com decisões arbitrárias que em nada contribuem para o crescimento e desenvolvimento de nossos educandos e município.

Como é de conhecimento de todos, nossa escola busca sempre primar pela democracia em todas as suas ações e decisões. Decisões estas que objetivam a conscientização da cidadania, do direito a escolher o que é de melhor para o bem estar comum, respeitando a vontade do coletivo. Lutamos pelo direitos da livre escolha e para formação de cidadãos honestos e responsáveis.
Em novembro de 2012, fomos informados pela nossa diretora que a mesma estaria encaminhando sua aposentadoria, e que não retornava no inicio do ano letivo de 2013. E que a mesma gostaria que a escola, para seu bom andamento já começasse com uma nova direção.
Como de costume, nos reunimos para decidir qual profissional da escola, estaria apto a exercer tal função e em consenso chegamos a um nome na qual foi inteirando-se das atribuições da nova atividade docente. Nome este sem implicações negativas junto ao prefeito e Gered.

Acontece que em Santa Catarina não temos Gestão Democrática (eleição direta para diretor de escolas, onde os pais, alunos e professores votam na escolha de um diretor por um determinado período). Sendo estas funções distribuídas para que os partidos políticos indiquem o diretor. Ou seja, as escolas são redutos eleitorais, onde alguém que melhor se afina com partidos e políticos que estão no poder indicam o diretor.

Somos contrários a esta forma abusiva e arbitrária de indicação das direções escolares, defendemos sistematicamente a eleição direta pela comunidade escolar sem a interferência de partidos e governos.

Mas enquanto isto não acontece, defendemos que a direção escolar seja um nome de consenso entre os professores da unidade escolar, com a aprovação dos pais e alunos.

Permitir que diretores escondam-se atrás de vereadores, prefeitos, gerentes de educação, presidentes de partidos, ou outros políticos, é sem duvida vergonhoso e um enorme retrocesso no processo de educação dos nossos alunos. E sem duvida nenhuma só trará prejuízos a todos.

Contamos com vosso apoio e manifestação, a fim de que a democracia e a cidadania prevaleçam em nossa comunidade escolar. 

Professores do E.E.B. UDO DEEKE
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: